Fábrica de Testes GX2

Neste post, entraremos mais em detalhes de como realmente funciona e o que é entregue em um projeto de testes.

A Fábrica de Testes da GX2 atua tanto com projetos quanto em produtos de software, independente da tecnologia conseguimos garantir uma ótima qualidade nas entregas. E quando falamos que trabalhamos com qualquer tecnologia, não é uma papo furado não, desenvolvemos testes automatizados inclusive para ambientes mais rudimentares, como por exemplo a plataforma AS400 (Cobol).

Apesar de termos nossa própria metodologia, conseguimos adaptar nosso modo de trabalho a qualquer processo de desenvolvimento. Podemos atuar dentro de Sprints, em fluxos de ciclo contínuo, ou em metodologia mais tradicional como o modelo cascata.

Como orçamos o projeto |

Antes de mais nada, o projeto precisa ser orçado. Para isso, recebemos a documentação funcional do escopo a ser testado. Com base na documentação, evoluímos para a estimativa de custo e prazo do projeto.

Como planejamos o projeto |

Dado o início do projeto de fato, detalhamos o Plano de Testes, onde são levantados todos os cenários de testes, assim como a criação dos Casos de Testes. Basicamente, no Plano de Testes é definido O QUÊ será testado e nos Casos de Testes é definido COMO será testado. Tanto a documentação do Plano de Testes quanto os Casos de Testes são enviados para aprovação.

Como executamos os testes |

Assim que recebemos o software a ser testado, iniciamos a execução dos testes. Para cada teste concluído, é atualizado o status do Caso de Teste e enviado evidências dos testes executados. A ideia é que a interação com a equipe de desenvolvimento seja bastante grande nesta etapa, pois todos os defeitos reportados devem ser corrigidos e testados novamente.

Como encerramos o projeto |

Ao término da execução do plano de testes, geramos um termo de encerramento do projeto com todos os indicadores de qualidade levantados durante a execução.

Por último, mas não menos importante…

Como medimos a qualidade do projeto |

Diariamente é feito o Status Report do projeto, onde são apresentadas as métricas de qualidade, assim como a evolução da execução dos testes.

Quer agregar mais qualidade nas entregas e evitar sustos desnecessários na hora de entregar o software funcionando?

Entre em contato conosco

Para nós, Qualidade é inegociável!