Retrospectiva 2018 – Fábrica de Software GX2

Assim como fazemos nas reuniões de retrospectiva, chegou o momento de olhar para o passado e aprender com os erros e acertos, para termos um 2019 melhor. E olha que 2018 foi excelente, mas queremos sempre mais.

Em 2018 aconteceram muitas coisas na nossa fábrica de software. Foram muitos projetos entregues, e dos mais variados tipos… fomos desde o Cobol AS/400 até softwares em plataforma Web e aplicativos mobile.

Tivemos um grande crescimento em 2018 e isso ocorreu de forma orgânica, pensada e responsável. Além do salto que tivemos no tamanho da nossa equipe, agregamos novas tecnologias, como são os casos das novas equipe de Java e Cobol.

Crescimento não é só tamanho de equipe, mas também na qualidade do nosso time. E é por isso que apostamos muito em capacitação. Hoje, todos os membros da equipe de Genexus são certificados. Falando em qualidade, ainda em 2018, nossa equipe de QA se capacitou em Testes Automatizados para sistemas web e Mainframe (sim, testes automatizados em tela preta).

Sempre fomos muito ligados em metodologias ágeis. E depois de muito estudo e benchmarking, adotamos muitas práticas do DevOps além de migrarmos de Scrum para Kanban, uma metodologia mais fluída e que se encaixa mais no nosso DNA.

Porém, como dei início ao post, mantivemos as reuniões de retrospectiva do Scrum, que fazemos uma vez por mês. As nossas retrospectivas são muito ricas. Geram uma série de idéias e soluções que partem de dentro do nosso time. Isso só acontece quando se tem uma equipe engajada e que busca a melhoria contínua. E isso nós temos.

“Estamos convictos que 2019 será ainda melhor que 2018, temos um time incrível!

Leonardo Toller é Team Leader na GX2.