GX2 Tecnologia

Porque adotar a cultura Data Driven em seu negócio

As pessoas já são data driven por natureza por que não levar essa cultura para o seu negócio?

6min. de leitura

Não é de hoje que os dados estão no topo de qualquer tomada de decisão importante na vida das pessoas.  Para escolhermos a roupa que vamos colocar para ir ao trabalho, olhamos a previsão do tempo.  Se vamos procurar uma clínica, analisamos o que as pessoas comentam no Google e nas redes sociais. Uma compra em uma empresa ou de um produto novo, vamos no Reclame aqui.  As pessoas já são data driven por natureza por que não levar essa cultura para o seu negócio?

Para melhorar a performance de uma empresa, nos dias de hoje, as decisões têm de ser tomadas rapidamente e com a maior assertividade possível.  Essa é a principal razão de implantar a cultura Data Driven em sua empresa, seja ela uma grande corporação ou uma pequena ou média empresa.

Mas o que é ser Data Driven?

Para que uma empresa implante essa cultura em seu dia-a-dia, ela deve centralizar suas decisões em dados.  Deixando o feeling, achismo, holística e experiências passadas em segundo plano.

Não estou dizendo para não usar a experiência de anos de trabalho ou milhares de horas de lado, mas usar essa bagagem para a tomada de decisão em cima do que os dados mostram.

Ser Data Driven é utilizar os dados extraídos de seus ERP, CRM, ferramentas de Projetos, controle de estoque, etc…  Cruzá-los com dados das redes sociais, sites governamentais, dados de macro e micro economia e uma outra infinidade de fontes para obter insights, prever tendências e poder tomar decisões mais precisas.

Como o Data Driven pode ajudar seu negócio?

O principal beneficio de empresas com o business voltado à dados é a possibilidade de fazer análises prescritivas e preditivas: com elas, as empresas podem vender mais, oferecer um serviço de melhor qualidade, ajudar seus colaboradores a ficar à par do que está acontecendo e ter uma entrega com maior qualidade e rapidez.

A Cultura Data Driven pode responder algumas perguntas como:

  1. Qual cliente é mais propenso a consumir meu produto?
  2. Como posso fazer uma entrega com melhor qualidade?
  3. Como a concorrência pode ameaçar meu negócio?
  4. Quais os riscos de oferecer crédito para certo público?
  5. Como atingir um determinado público-alvo com minha campanha de marketing?

Quais as principais dificuldades na implantação de uma cultura Data Driven?

A implantação de uma cultura Data Driven em uma organização encontra algumas dificuldades, em nossa jornada de consultoria e implantações, encontramos alguns fatores dificultadores para a adoção dessa cultura:

Falta de engajamento da gestão.

Para se tornar uma empresa Data Driven a gestão tem que estar comprometida no acondicionamento e utilização dos dados para gerar conhecimento para a organização.

Problema na democratização dos dados

Muitos querem ser Data Driven, mas poucos querem disponibilizar dados para todos os colaboradores.  A democratização dos dados é um passo fundamental para a implantação dessa cultura. Disponibilizar as informações para todos e treiná-los em como usá-las é primordial.

Definição e padronização de indicadores e medidas

Como as fontes de dados são diversas e o volume geralmente considerável é necessário uma padronização dos indicadores e medidas utilizados pela empresa.  É necessário que, por exemplo, o conceito de “valor de venda” seja o mesmo no comercial, contabilidade e produção, para que as decisões sejam mais assertivas.

Mudança de Mindset da empresa

Mudança de processo, geralmente, é um ponto de dificuldade em qualquer empresa.  E implantar a cultura Data Driven exige uma alteração nos processos internos da instituição. O mindset tem que estar focados nos dados, por isso tudo deve começar pela gestão.

Ser Data Driven lhe dará condições de tomar decisões baseadas em dados, e não apenas no sentimento ou experiência dos gestores. Esses estarão melhor assessorados para serem cada vez mais assertivos. Ser Data Driven é um processo de evolução, é como ser Digital nos dias de hoje, algumas empresas nascem digitais, outras precisam passar por esse transformação, por necessidade de sobrevivência, a analogia é a mesma para o Data Driven, e quanto antes fizermos o movimento, menos difícil será e menos investimento necessitará.