Confira abaixo as 3 dicas para colocar sua empresa no caminho da transformação digital que gera resultados
6min. de leitura
Algumas pessoas associam a transformação digital com a digitalização dos processos dentro da empresa ou com adoção de tecnologia por si só. Mas na verdade a transformação digital é sobretudo uma grande mudança cultural e nos modelos de negócio das organizações. A mentalidade inovadora e flexível do gestor é peça-chave para guiar os processos e os colaboradores para a era digital.
Algumas iniciativas de transformação digital produzem resultados abaixo do esperado ou em casos externos resultam em retrocesso na capacidade de crescimento e oferecer melhor experiência aos clientes ou consumidores.
Na raiz destes resultados indesejados, tipicamente, iremos encontrar a falha na execução do processo de mudança cultural, a falta de suporte aos colaboradores e clientes para transição e o despreparo dos principais gestores para liderar a transformação digital.
A transformação dos negócios exige uma dedicação continua e um estudo constante das novas tendências. Ter curiosidade e buscar aprendizado continuamente, além de compartilhar o conhecimento com a equipe, são algumas das formas de desenvolver o negócio e seguir trilhando seu caminho na transformação digital.
O Lifelong Lerarning é importante, pois não existe limite de área de aprendizado, é possível aprender temas desde a sua área de atuação, que você já conhece e quer se aprofundar, até temas completamente desconhecidos.
Quando pensamos em Transformação Digital é impossível não relacionar com cultura organizacional. As empresas precisam entender que para o processo de transformação digital acontecer é necessário adotar uma cultura voltada a aprendizado e uso de tecnologia, pois só por meio dela é possível lidar com as mudanças e fazer o negócio prosperar.
A diversidade também é um ponto importante, uma vez que, à medida que as empresas conseguem avançar incorporando novos processos e habilidades se tornam mais agíeis e criativas.
A velocidade serve para atender às demandas dos clientes que são conectados 24 horas por dia. A agilidade para mudar as estratégias e se adaptar às mudanças do mercado. O alcance para ser encontrado pelo consumidor em diferentes canais. Adotar metodologias ágeis para o negócio, ampliando a velocidade de lançamento dos produtos e serviços.
Buscando o aperfeiçoamento dos produtos em processos de inovação colaborativa e co-criação, onde clientes, parceiros e colaboradores fazem parte do processo utilizando, avaliando e desenvolvendo em conjunto com a companhia os novos produtos e serviços.