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Empatia no ambiente de trabalho

A GX2 preza por um ambiente de trabalho sadio e de trocas empáticas. Pensando nisso, resolvemos escrever esse conteúdo para lhe ajudar a ser mais empático no ambiente profissional.

empatia no trabalho

Neste conteúdo você vai ler:

1. O que é ter empatia no trabalho?
2. A importância da empatia no ambiente de trabalho;
3. Passo a passo para desenvolver a empatia no trabalho;
4. Prática para te ajudar a ser mais empático;

Siga em frente para a leitura.

1. O que é ter empatia no trabalho?

Ter empatia no trabalho significa demonstrar a capacidade de compreender as emoções e o ponto de vista do outro. O que significa, se colocar no lugar de colegas, gestores e clientes.

Para entender melhor esse conceito, precisamos esclarecer que empatia não é um sentimento, mas uma habilidade socioemocional.

O profissional empático consegue se conectar mais facilmente às pessoas, trabalhar em equipe e colocar em prática a colaboração mútua.

Logo, podemos dizer que a empatia faz parte das soft skills (competências comportamentais) mais desejadas no ambiente de trabalho. 

Quando incorporada à cultura organizacional, ela tem um impacto decisivo na comunicação interna e produtividade, além de melhorar o nível de engajamento.

2. A importância da empatia no ambiente de trabalho

A empatia no trabalho funciona como uma ponte que conecta diferentes pessoas e realidades, promovendo a identificação entre os colaboradores.

Segundo pesquisa de 2020 da State of Workplace Empathy Study, realizada anualmente nos EUA pela Businessolver, 90% dos profissionais afirmam que a empatia é fundamental dentro das empresas.

O estudo mostra que os gestores enxergam um grande potencial de aumento da produtividade e os colaboradores a veem como uma fonte de motivação e engajamento.

Na GX2, acreditamos que uma empresa é empática em todos os níveis quando considerada a opinião dos colaboradores.

3. Passo a passo para desenvolver a empatia no trabalho que utilizamos na GX2:

1- Desenvolvemos a escutatória: é ouvindo o outro sem preconceitos ou julgamentos que você começa a treinar sua empatia;

2- Horários flexíveis para conciliar a vida profissional com a pessoal;

3- Política de home office parcial ou integral para colaboradores;
4- Promovemos diálogos e trocas de ideias;
5- Praticamos o reconhecimento através de um sistema de meritocracia;
6- Promovemos a diversidade e a inclusão.Nós defendemos a liberdade de ser quem se é, livre de estereótipos e preconceitos.

Trabalhamos diariamente para construir um ambiente diverso e plural, que valoriza e respeita as diferenças

4. Prática para te ajudar a ser mais empático

Coloque em um papel suas informações?:

  • Nome ou apelido;
  • Estado civil e se tem filhos e pets;
  • Cargo e função dentro da empresa;
  • Formação;
  • Principais hobbies ;
  • Áreas de interesse.

    Discuta com algum colega sobre os mesmos temas. Essa é uma prática indicada para conhecer o outro da melhor forma possível.

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