GX2

Maneiras saudáveis de encarar o home office

O home office veio para ficar, mas com ele muitas discussões acerca da saúde dos colaboradores.
Adequar-se à realidade é inevitável. Mas como fazer isso evitando danos?

ambiente saudável home office

Neste post especial você lerá:

1) Modelo de trabalho home office e híbrido
2) Estratégias para tornar seu home office mais saudável
3) Como deixar o home office mais produtivo

Siga lendo.

1) Modelo de trabalho home office e híbrido 


O modelo de trabalho home office permite que o colaborador atue de qualquer lugar. Também conhecido como trabalho remoto ou teletrabalho, o home office pode ter atuação 100% à distância ou atuação híbrida.


No modelo híbrido o colaborador comparece alguns dias da semana na empresa fisicamente. Esse sistema vem sendo adotado pelas empresas por garantir o contato presencial que julgam também ser importante para trocas de ideias e questões de pertencimento.


Somos seres feitos para socializar e o trabalho remoto acaba nos tirando um pouco dessa parte tão agregadora.

Na GX2 temos atuação 100% remota e também no modelo híbrido. Sempre avaliamos o melhor cenário para cada profissional de maneira individual.

2) Estratégias para tornar seu home office mais saudável


Preocupados em maneiras saudáveis de viver o trabalho remoto, separamos alguns hábitos importantes a serem adotados:

 

  • Estabeleça limites (para os outros e para si mesmo) Esse talvez seja um dos principais desafios do home office. Normalmente você quer mostrar que é produtivo, por ser um trabalho mais flexível e longe dos olhos do seu gestor. Isso pode acarretar em horas a mais trabalhadas sem nem perceber e uma sobrecarga muito grande. Estabelecendo limites você não corre o risco de se sobrecarregar.
  • Defina o seu espaço de trabalho. Qual o local da casa que vai estar sua mesa de trabalho? Escolhe um local iluminado e confortável. Busque ter uma boa cadeira para manter uma boa postura e se possível levante a cada 45 minutos para tomar uma água, se movimente o máximo que puder.
  • Crie uma rotina. Estabeleça um horário para trabalhar e faça seu ritual, por exemplo, tome um café da manhã antes de começar a trabalhar, planeje seu horário de almoço e intervalos. Na sua rotina diária adote rituais que te farão bem.
  • Não esqueça de bater o ponto. Para evitar cobranças e estresse, o teletrabalho deve ser responsável, por isso não esqueça de bater seu ponto online e entregar suas demandas no horário combinado e data definida.
  • Lembrete: Você não está correndo uma maratona, então vá com calma. O trabalho remoto pode gerar ansiedade pela entrega de demandas. Adote uma postura mais relax.
  • Procure fazer atividades físicas e alimentação saudável. Não esqueça que sua saúde é seu bem mais precioso.

3) Como deixar o home office mais produtivo

 

É importante preparar um ambiente em que você possa se concentrar, contando com conexão à internet e outras ferramentas necessárias para realizar a sua função, além de criar disciplina e foco para trabalhar em casa como se estivesse no escritório.

Siga essas dicas:

  • Uma boa conexão à internet é essencial: ela serve para garantir a sua produtividade em casa. Cheque esse detalhe e, se for o caso, faça um upgrade da conexão.
  • Se você utiliza um notebook no trabalho e pode levá-lo para casa, já tem um bom caminho andado para ser produtivo no home office.
  • Utilize ferramentas gratuitas para reuniões (call).
  • Vista-se confortavelmente.
  • Evite interferências.
  • Escolha um local silencioso.

Agora conta pra gente, qual seu modelo de trabalho favorito?

Responda:


1- Híbrido
2- 100% remoto

3- Presencial