GX2

Você sabe o que é UI e a importância para seu negócio?

Muito se fala em user interface, mas o que será que isso significa? E qual será o impacto no meu negócio?

user interface

Neste post especial você lerá:

1) O que é UI
2) 3 vantagens de apostar nessa estratégia
3) Qual a diferença de UX e UI design

Siga lendo.

1) O que é UI 

A sigla UI significa “User Interface” ou “Interface de usuário”, é um termo utilizado para explicar como serão feitas as interações entre pessoas e produtos digitais (softwares ou aplicativos).

É o profissional que atua na área de concepção, projeção de projetos e principalmente na estrutura visual com o objetivo de facilitar a navegação dos usuários em plataformas digitais, permitindo que eles consigam ser orientados através de recursos visuais para concluírem suas ações com praticidade.

O site que você está utilizando nesse momento para ver essa postagem passou pelas mãos de um/a profissional de UI Design, que cuidou de cada detalhe visual para você ter a melhor experiência possível.

Quando estiver investindo em um produto digital, aplicar estratégias de UI Design são imprescindíveis, pois irá oferecer um visual que transmita segurança e confiança para o usuário. Um produto visualmente agradável que valoriza a experiência do usuário ganha mais valor no mercado.


2) Três vantagens em apostar na user interface

Confira três vantagens de apostar nessa estratégia:

  • Geração de valor para o usuário

A primeira grande vantagem é a possibilidade de gerar valor para os usuários.

Quando você entende o desejo e necessidade do usuário, todo o conteúdo da interface estará voltado a atender estes itens. Dessa forma tornando a experiência do usuário mais agradável e gerando o valor que ele busca.

  • Fortalecimento da marca
    1. A segunda grande vantagem é o fortalecimento da marca.

Quando o usuário tem uma boa experiência e uma boa impressão da interface do seu software ou aplicativo, ele não só criará uma imagem positiva, como também irá divulgar e fazer indicações, aumentando as chances de encantar e fidelizar mais usuários.

  • Fidelização do usuário

A terceira e última, mas não menos importante é a fidelização do usuário. Uma marca tende a ter usuários fiéis a partir do momento em que eles se sentem prestigiados pela empresa. Ou seja, quando o usuário tem uma boa experiência e percebe a preocupação da marca com ele.

Lembrando, UI Design cria projetos para solucionar problemas através de recursos visuais, não criamos projetos para serem apreciados como arte, criamos interfaces que agregam valor ao usuário final.

“Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona.” Steve Jobs

3) Qual a diferença de UX e UI design

Você sabe qual é a diferença entre UX e UI Design?

A UI nada mais é do que um mecanismo que guia o usuário pelas interfaces visuais. Isso significa que a aplicação dura pelo tempo que o usuário utiliza essa interface.


Já a área de UX trata de como uma pessoa se sente enquanto usa qualquer produto ou serviço. Pode ser um produto ou serviço digital ou não, e tem relação com a sensação dessa pessoa, depois deste uso. 


Um bom exemplo são os controles de televisão, o controle é por onde interagimos com o aparelho, determinando qual canal queremos sintonizar, qual o volume mais adequado entre tantas outras funções disponíveis através da interação que temos com o controle remoto.

E um bom projeto de Design de Interface do Usuário, independente se seja o controle de uma TV ou um aplicativo web, é projetado de forma a antecipar as reais necessidades de utilização do usuário.

Como aplicar no seu negócio

Além do aumento da sofisticação das tecnologias, em cada canto do mundo, os consumidores estão ficando mais exigentes quanto à qualidade das experiências digitais.

Por isso é necessário ir além das análises básicas. 

A GX2 está preparada para atender os mais diferentes cenários e apoiar seus clientes no processo de concepção de seus produtos ou serviços digitais, tendo como estratégia o design centrado no usuário.

Design + Agilidade + Tecnologia

Esses são os três pilares fundamentais do nosso trabalho. Eles guiam o desenvolvimento de serviços e produtos digitais criados para apoiar nossos parceiros a gerar soluções de valor.

Para saber mais sobre concepção com a GX2 clique no link a seguir:

https://www.gx2.com.br/concepcao/