Separar um tempo para revisar os detalhes da estruturação do seu currículo pode ser chato. Isso se você não souber por onde começar ou não ter conhecimento sobre os pontos cruciais para uma boa apresentação do seu perfil para a pessoa que receberá esse documento. O currículo é simplesmente um resumo organizado, cronológico e assertivo do seu perfil.
O currículo é simplesmente um resumo organizado, cronológico e assertivo do seu perfil. Ele irá possibilitar aos RHs entenderem, de forma rápida, quem é você, o quê e quando você fez.
Basicamente, a ordem de sessões que seu currículo deve conter são:
1) Dados pessoais;
2) Objetivo;
3) Experiência Profissional;
4) Formação.
as pessoas que leem seu currículo precisam entrar em contato com você em algum momento, no melhor dos casos. Então, lembre-se de colocar o seu nome completo, data de nascimento, telefone com o respectivo código de área, e-mail, cidade e estado.
Entre o tópico 1 e 2, eu preciso salientar um aspecto opcional, mas que acho de suma importância para você conseguir se apresentar melhor e de forma rápida, neste primeiro contato. Esse ponto é estratégico tanto para quem possui muitas experiências profissionais, quanto para quem possui poucas. Trata-se da sessão “RESUMO”. Em forma de texto, um parágrafo entre 3 e 6 linhas é suficiente, descreva um pouco sobre sua trajetória: áreas em que você já trabalhou, funções que você tem expertise ou as linguagens de programação que você mais gosta de utilizar. Para quem tem pouca ou nenhuma experiência profissional, vale ressaltar aqui suas principais motivações, áreas de interesse e objetivos profissionais a curto prazo.
quem recebe seu currículo precisa saber qual é o seu objetivo profissional atual. Portanto, caso você esteja buscando uma vaga para atuar em nível sênior com desenvolvimento de software back-end com C# .Net, escreva:
as pessoas responsáveis por lerem o seu currículo precisam ter o entendimento sobre as suas experiências atuais e anteriores. Dessa forma, as principais informações que devem ser escritas são nome da empresa, cargo, data de início (mês/ano), data de saída (mês/ano) e uma descrição em formato de texto ou tópicos, contando suas principais
atribuições durante o período. É super válido incluir as tecnologias utilizadas também. Exemplo:
é super importante colocar sempre da qualificação mais recente para a mais antiga. Caso você tenha Ensino Técnico ou Graduação não precisa colocar a escola que você cursou o ensino médio. Entretanto, se você possuir alguma pós-graduação, pontue todas e suas respectivas áreas de conhecimento.
Um quinto subtítulo pode ser incluído. Nele você pode listar os cursos e certificações que você possui, com a mesma estrutura de informações contidas no exemplo 4. Assim, o RH responsável saberá se você já concluiu o curso ou se ainda está em andamento. Nome da instituição e curso são muito importantes de serem descritos, assim como a data, se já foi concluído ou a previsão de conclusão.
Espero que aproveite este material!