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GX2

Como é o processo de Design, em projetos de Concepção, na GX2?

Em um mercado com uma constante evolução dos produtos digitais, um projeto de Concepção é um passo crucial para desenvolver um produto de sucesso, de forma sólida e assertiva. Em um projeto de Concepção, são utilizadas diversas abordagens de Design. Neste artigo, exploramos o processo de concepção, adaptabilidade de abordagens de Design e os diferentes contextos de projetos que costumamos atuar.

O que é um projeto de Concepção?

A concepção, na GX2, é um formato de projeto de produtos digitais, onde o foco está em tangibilizar ideias antes abstratas, explorando soluções e compreendendo o cenário do produto. Um projeto de Concepção vai muito além de apenas criar um site ou app visualmente atrativo; trata-se de mapear oportunidades, definir as bases sólidas para o desenvolvimento e lançamento eficaz de um produto.

Ao proporcionar uma base sólida para o cliente planejar e definir seus objetivos e requisitos, a concepção define a direção do projeto antes mesmo de sua implementação. O resultado desejado ao final deste projeto é uma compreensão clara do produto final, requisitos tecnológicos para desenvolvimento e um protótipo idêntico ao resultado final programado, ilustrando seu funcionamento e interações.

Diferentes Contextos:
Produto Preexistente VS Produto Novo

Cada cliente e projeto têm suas particularidades, tornando necessária a adaptação da abordagem de design.

Em contextos de produtos preexistentes, o objetivo muitas vezes é revitalizar ou expandir o produto. Isso pode incluir reposicionamento no mercado, otimização de processos, introdução de novas funcionalidades e a remoção de características obsoletas. O foco também pode estar na atualização da interface e arquitetura da informação, juntamente com testes de recursos que não seriam possíveis em produção.

Para produtos novos, o ênfase está na compreensão dos públicos-alvo, propostas de valor e transformar ideias abstratas em soluções concretas. Identificar os problemas que o produto resolverá, definir a interação com o usuário e identificar o público-alvo são elementos cruciais nesta fase.

Metodologias que nós utilizamos

A abordagem de Design da GX2, nos projetos de Concepção, combina as metodologias Double Diamond e a Google Design Sprint.

A metodologia Double Diamond permite a exploração e imersão no contexto do produto, estimulando a geração de ideias por meio da sua divisão em fases de divergência e convergência. Esta ferramenta é muito compatível com o de concepção devido à sua versatilidade em identificar oportunidades e realizar descobertas e estudos até ter um produto sólido.

A Design Sprint, da Google, também é utilizada, para que haja uma boa colaboração e alinhamento de trabalho com o setor de desenvolvimento. A abordagem se baseia em ciclos de entregas, planejando a curto e médio prazo, validando possibilidades e refinando ideias.

Nosso Processo explicado em 6 Etapas

1. Imersão

Levantamento inicial para entendimento a respeito do produto preexistente, mercado-alvo e concorrentes. ****A etapa de imersão envolve entrevistas com stakeholders, levantamento de dados preexistentes, mapeamento de jornadas e fluxos, levantamento de requisitos e restrições do projeto, bem como pesquisa exploratória.

2. Análise

Estudo aprofundado das informações levantadas, a respeito do universo do produto e seu mercado. Organização e análise dos dados coletados, identificação de padrões e tendências, análise de concorrência e benchmarking, além de entrevistas com usuários e stakeholders.

3. Definição

Nesta fase, são definidas personas, identificados problemas a serem resolvidos e priorizadas oportunidades. Também são estabelecidos os direcionamentos básicos do projeto.

4. Ideação

A etapa de ideação transforma a pesquisa em soluções viáveis, envolvendo geração de ideias, prototipagem de baixa fidelidade, brainstorming, entrevistas com usuários e stakeholders, e desenho de novas jornadas.

5. Validação

A validação é um processo contínuo que inclui prototipagem de média/alta fidelidade, testes com usuários, validação de funcionalidades com stakeholders e ajustes com base nos testes.

6. Entrega

Na fase final, todos os materiais produzidos são finalizados e preparados para a aplicação real. Isso inclui documentação de estudos e pesquisas, preparo para o desenvolvimento, finalização de animações e interações, e entrega dos arquivos ao cliente.

O projeto de Concepção é um processo estratégico e detalhado, que estabelece o alicerce para um produto de sucesso nos mais diversos contextos, trazendo à vida ideias antes intangíveis, transformando-as em produtos digitais bem-sucedidos e orientados para as necessidades do mercado. A aplicação proativa e correta das metodologias listadas acima gera um produto sólido, com objetivos, abordagens e necessidades claras, trazendo muito mais propriedade para o cliente, permitindo que ele planeje e aplique suas decisões de forma mais clara, assertiva e com muito mais segurança.

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