GX2

Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

Como parceiros estratégicos de nossos clientes, apoiamos na composição de seus times através do nosso Outsourcing ou de Squads Gerenciadas e acreditamos que para gerar valor precisamos ter uma metodologia de trabalho e gestão centrada nas pessoas,  no ser humano.

Leia o artigo e descubra como fazemos isso na prática!

A frase de título lhe soa familiar?

Escolhemos o 1º valor do Manifesto Ágil como título para relembrar que o desenvolvimento de software é uma atividade humana e que a qualidade da interação entre as pessoas pode resolver problemas crônicos de comunicação.

Processos e ferramentas são importantes, claro, mas devem ser simples e úteis.

Como parceiros estratégicos de nossos clientes, apoiamos na composição de seus times através do nosso Outsourcing ou de Squads Gerenciadas e acreditamos que para gerar valor precisamos ter uma metodologia de trabalho e gestão centrada nas pessoas, no ser humano.

Certo, mas como fazemos isso, na prática?

Ao longo deste artigo você vai descobrir tudo sobre o jeito GX2 de fazer trabalhar com profissionais e times alocados, entender a nossa metodologia com foco nas pessoas e os benefícios deste serviço para o seu negócio.

Então, vamos lá?

Navegue pelo conteúdo:

  1. Metodologia GX2 (definição, principais características, objetivos, como executamos e benefícios para o cliente);
  2. Como lidamos com os maiores desafios da alocação de profissionais;
  3. Follow up (FUP) GX2 – Relatório de desempenho e KPI’s que acompanhamos;
  4. Checkpoint GX2 – Relatório trimestral de desempenho e KPI’s de profissionais alocados.

1. Metodologia GX2

Definição

Ao longo de mais de 12 anos de presença no mercado, desenvolvemos uma metodologia própria para nos diferenciar do outsourcing convencionalmente ofertado no mercado (body shop).

Com a experiência, entendemos que precisamos aportar uma gestão efetivamente compartilhada com o cliente dos profissionais alocados pela GX2, afinal uma boa gestão das pessoas é fundamental para a entrega contínua e evolutiva de resultados, e principalmente, para reter talentos!

Acreditamos que devemos gerenciar nossos profissionais com um olhar humanizado, de forma holística, abrangendo hard skills e soft skills, plano de desenvolvimento profissional e plano de desenvolvimento pessoal.

Todos estes aspectos devem estar em sintonia com os objetivos, metas e expectativas do cliente.

A cultura, valores e visão do cliente e da GX2 devem ser compreendidas e respeitadas pelos profissionais da nossa equipe, e nossa equipe de liderança deve exercer um papel contínuo e preventivo para garantir total sinergia.

Problemas e expectativas não alcançadas, requerem ações estruturadas e preventivas, visando minimizar ou evitar impactos nos objetivos de negócio das companhias. Pensando nisso, nossa metodologia de trabalho é fortemente baseada na elaboração, execução e gestão de planos de ações para cada profissional alocado ao longo de todo o contrato de prestação de serviços.

Principais características

  • Match perfeito – Profissional com fit cultural com o cliente: Fit cultural é a probabilidade de um candidato/a refletir e ser capaz de se adaptar às crenças, atitudes e comportamentos centrais que compõem sua organização.
    O ajuste, ou fit cultural, é o alinhamento que um colaborador tem, além de soft skills e traços de personalidade, com os valores da cultura e com a missão do cliente. Aqui na GX2 consideramos esses elementos para encontrar candidatos com maior probabilidade de motivação, envolvimento e permanência na empresa.
  • Foco nos resultados: Apresentação semestral do follow-up de cada profissional, contendo o mapa de habilidades e conhecimentos, timeline de entregas e indicadores de performance e comportamentais;
  • Gestão dedicada: Gestão do time realizada por profissionais do RH (não por comerciais), com foco no engajamento dos profissionais, reconhecimento de conquistas e coaching profissional;
  • Incentivos: Aperfeiçoamento técnico e não técnico, programa de subsídio financeiro, incentivo a treinamentos, workshops e eventos nacionais e internacionais.

Objetivos

  • Cuidado com as pessoas – Na GX2 procuramos cuidar do nosso time através de benefícios para a sua saúde, ambiente de trabalho seguro e agradável, incentivando e investindo no desenvolvimento da sua carreira através de treinamentos e cursos, coaching profissional, opção de trabalho remoto e horários flexíveis.
  • Reter talentos;
  • Gestão compartilhada efetiva;
  • Entregar visibilidade e transparência da evolução do profissional;
  • Desenvolver plano de ação com transparência e comprometimento.

Como executamos

Desenvolvimento de soft skills:

  • Feedback constante;
  • Técnicas comportamentais;
  • Técnicas para promover o engajamento, como bonificações por performance, campanhas de endomarketing e disseminação da cultura GX2.

Desenvolvimento de hard skills:

  • Financiamento de cursos de aperfeiçoamento, eventos, workshops, entre outros;
  • Suporte e apoio técnico do nosso Labs, quando necessário.

Benefícios para o cliente

  • Compartilhamento da responsabilidade da gestão dos alocados;
  • Bonificação da GX2 para os alocados que finalizarem o semestre com a média final da avaliação com 4 estrelas ou mais em todas as competências;
  • Profissionais mais satisfeitos, motivados e engajados com as metas da empresa;
  • Soluções para retenção de talentos.

2. Como lidamos com os principais desafios do outsourcing de TI?

Volume de profissionais

Time de RH composto por uma equipe dedicada e especializada em hunting de profissionais da tecnologia, filtrando os melhores perfis de profissionais para a posição em aberto, garantindo o fit com o cliente com compatibilidade técnica, comportamental e cultural.

Atratividade

Cultura e perfil da empresa baseado nos valores mais buscados pelos profissionais atualmente, além de remunerações atrativas e bonificações por performance.

Turnover

Para reter talentos existem algumas soluções que nós da GX2 acreditamos e usamos:

  • Sistema de gestão compartilhada com acompanhamento constante;
  • Sistema de meritocracia por desempenho;
  • Estratégias e planos de ações para diminuição de turnover;
  • Feedbacks constantes – quinzenais e mensais;
  • Follow Up com desempenho de colaboradores – semestral.

3. Follow up (FUP) GX2 – Relatório semestral de desempenho e KPI’s de profissionais alocados

O nosso modelo com foco na produtividade e desenvolvimento dos profissionais alocados, permite um acompanhamento de perto através do FUP (relatório de desempenho e KPI’s), que vem se destacando no mercado.

FUP – Ferramenta que tem como objetivo apresentar para nossos parceiros um dashboard evidenciando a performance e resultados do semestre de cada colaborador da GX2 alocado.

Com este acompanhamento é possível solucionar proativamente pequenos ruídos que podem surgir no dia a dia e manter o colaborador engajado.

Para saber todos os detalhes sobre o FUP e também ver alguns depoimentos de clientes do nosso outsourcing, assista o vídeo abaixo agora mesmo:

4. Checkpoint GX2 – Relatório trimestral de desempenho e KPI’s de profissionais alocados

Intercalando com a nossa metodologia Follow-up que acontece no final de cada semestre, temos nosso Checkpoint.

É um processo que ocorre a cada 3 meses com o objetivo de garantir um feedback mais constante de cada colaborador, ainda que de forma mais sintetizada que o Follow-up, mas sem perder a qualidade de informações que precisamos para a avaliação de cada profissional.

Assim, podemos agir de forma antecipada, e montar planos de ação para cada questão levantada e fazer ajustes necessários, para que as mesmas melhorem até a avaliação final – Follow-up.