Nos dias atuais o ser humano está sempre preso há um tempo que não é o presente, ou está preso ao passado o que gera uma depressão, ou está preso ao futuro o que leva a ansiedade.
O Mindfulness vem para trazer o indivíduo para o tempo presente, para o aqui e agora.
O Mindfulness vem para trazer o indivíduo para o tempo presente, para o aqui e agora. O termo mindfulness tem como uma de suas traduções a palavra atenção plena e tem origem na psicologia budista como uma prática para aliviar o sofrimento psicológico. Quando o indivíduo pratica mindfulness ele está em alerta, consciente do que está a sua volta, em um estado de aceitação e sem julgamentos e centrado no presente.
O Mindfulness foca na percepção das experiências internas e dá atenção ao surgimento de pensamentos e sentimentos sem super valorizá-los ou desfazerse deles quando negativos. Nas tradições espirituais, a meditação (mindfulness) é visto como um método disponível para reduzir o sofrimento físico e psicológico e também para incentivar o desenvolvimento de qualidades positivas como compaixão, sabedoria, insight e consciencialização.
Ao redor do mundo, 300 milhões de pessoas sofrem com o transtorno depressivo. A depressão é a doença que mais incapacita pessoas e as mulheres são as mais atingidas pela doença. (OMS, 2018). Os sintomas de depressão incluem humor deprimido na maior parte dos dias, fadiga ou perda de energia quase todos os dias e acentuada diminuição de interesse em atividades que antes eram prazerosas.
O mindfulness quando associado no tratamento da depressão, faz com que a mesma ocorra em menor intensidade, pois promove a auto aceitação e torna o paciente mais resiliente para enfrentar a dor e o sofrimento emocional. Ao optar por utilizar o mindfulness no tratamento da depressão o paciente e o terapeuta jamais devem ignorar o tratamento farmacológico, se esse for necessário ao paciente. O mindfulness não substitui o tratamento farmacológico e é uma técnica para ser utilizado aliado a ele.
Mesmo antes da pandemia do coronavírus, os profissionais de diversos mercados já relatavam aumento na ansiedade e stress. Com todas as mudanças que vivemos nos últimos meses, este problema se intensificou. Em meio ao isolamento social e mudanças no estilo de vida, a necessidade de diminuir a ansiedade e manter a calma virou uma prioridade para muitas pessoas.
Quais os benefícios da Atenção Plena no trabalho?
● Treina o foco e a concentração
● Reduz a ansiedade e stress
● Melhora a inteligência emocional e a saúde emocional
● Ajuda nas habilidades comportamentais (soft skills)
● Auxilia na adaptabilidade a transições
● Gera ambientes com menos conflito
● Melhora a comunicação
● Direciona o foco para a resolução de problemas
● Ajuda na tomada de decisões
● Previne o burnout
● Melhora a memória e a aprendizagem
● Estimula habilidades de liderança
● Traz clareza mental
● Estimula a autonomia através da autoconfiança
Além destes 5 passos mais voltados à vida profissional, o ideal é tentar praticar meditação por períodos de no mínimo 5 minutos, pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente ao levantar-se de manhã, ou antes, de deitar a noite. E nunca se esqueça, Mindfulness é Atenção Plena ao momento presente, em qualquer situação da sua vida. O ontem já foi e o amanhã talvez não aconteça, a única certeza que temos é o momento presente. Esteja aqui e agora.