A Durante o Caldeira Talks, Paula Araujo e Tatiana Caldeira, Diretoras de Negócios do Gartner Brasil, apresentaram o panorama sobre as principais tendências tecnológicas para 2024, organizados em três aspectos cruciais: Proteja seu Investimento,Ascensão dos Builders e Entregue valor, e hoje vamos começar a compartilhar os principais insights com você!
Diante da imensa oferta de soluções tecnológicas a necessidade de proteger os investimentos é impulsionada.
O Gartner destaca a importância de garantir o ROI, na implementação da IA.
O Gartner propõe a diretriz IA Trism (Transparência, Ao Controle, e Explicabilidade) para uma aplicação mais segura.
A abordagem tendência trazida pelo Gartner é:
Sabemos que o risco zero não existe, então qual risco estamos dispostos a correr para conseguir entregar produtividade e velocidade para o negócio?
Segundo o Gartner até 2028 os CIOs terão metas de remuneração atreladas à redução de impacto das tecnologias. Então o ESG (Environmental, Social and Governance) é cada vez mais importante no mundo de hoje.
4. Engenharia de plataforma – Autoatendimento orientado ao desenvolvedor
Diante da escassez de recursos humanos, a engenharia de plataforma surge como uma solução para melhorar a experiência do colaborador e consequentemente a melhoria da qualidade das entregas. A adoção de plataformas reutilizáveis simplificam processos, melhoram a experiência do colaborador e aceleram as entregas.
Assim, no-code e low-code surge como uma solução para evitar o temido “apagão da TI” e acelerar os MVPs dos negócios, garantindo a reutilização da mesma plataforma em diversos departamentos da empresa, pois não é necessário habilidades de codificação avançadas.
A GX2 tem uma ampla expertise no uso de ferramentas Low/No code, Inclusive, somos parceiros homologados de uma plataforma low/no code com grande relevância globalmente, a Liferay.
Assim como plataformas reutilizáveis, a necessidade do uso de IA em todas as etapas de desenvolvimento é de extrema importância.
O Gartner prevê-se que mais de 70% das empresas adotarão plataformas em nuvem até 2027. A capacidade de personalização, aceleração de entregas e a complementação da infraestrutura existente destacam-se como princípios essenciais.
Apps inteligentes desempenham um papel crucial na otimização da tomada de decisões em diversos setores, impulsionando a eficiência operacional e aprimorando a experiência do usuário.
A democratização da IA Generativa é um avanço significativo na acessibilidade a conhecimentos antes restritos, permitindo às empresas criar soluções personalizadas para cada perfil de cliente.
No entanto, essa democratização apresenta desafios, especialmente em relação à segurança. À medida que a IA se torna mais acessível, a integridade e segurança dos dados tornam-se prioritárias, exigindo abordagens robustas em privacidade e proteção contra usos indevidos.
A Força de Trabalho Conectada Aumentada destaca a importância da Experiência Digital do Colaborador (DEX) como um pilar fundamental na busca por eficiência operacional e na criação de valor para os clientes.
A conectividade entre os membros da equipe, a acessibilidade a ferramentas avançadas e a facilitação da colaboração remota são elementos-chave dessa experiência digital.
Segundo o Gartner até 2027, mais de 50% dos centros de vendas e serviços atenderão chamadas de clientes de máquinas, ou seja, um chatbot ou uma aplicação pode consultar e contratar serviços ou comprar produtos sem nenhuma interação humana. Isso reflete a necessidade de desenvolver plataformas para interações automáticas.
As novas tecnologias não substituem o humano, mas exigem o desenvolvimento contínuo de novas competências. Estudar, se preparar e trazer insights para os negócios são imperativos para navegar com sucesso nesse cenário tecnológico em constante evolução.